
Promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho é essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores e a eficiência operacional da empresa. Mais do que seguir normas regulamentadoras, é preciso construir um ambiente em que o conjunto de medidas para minimizar acidentes e doenças ocupacionais possa proteger a integridade de todos.
Por que implementar uma cultura de segurança no trabalho?
Independentemente do porte da empresa, inúmeros são os benefícios que a SST pode ter para todos os envolvidos no ambiente de trabalho, como redução de acidentes, aumento da produtividade e redução de custos. Além disso, uma cultura de SST fortalecida nas empresas faz com que os trabalhadores tenham mais confiança para exercer as funções.
Como implementar uma cultura de segurança no trabalho?
Engana-se quem pensa que a implementação de uma cultura de segurança no trabalho exige medidas altamente complexas. Em diversos casos, ações básicas podem contribuir para o estabelecimento dessa cultura, gerando benefícios para todos os envolvidos no ambiente laboral, independentemente do porte da empresa. Confira algumas dicas para implementar essas ações.
Disponibilize treinamento para os colaboradores: é importante que os colaboradores estejam devidamente instruídos e preparados para agir conforme com as premissas estabelecidas. Para isso, um passo necessário é a elaboração de um cronograma de treinamentos que aborde os principais riscos aos quais os colaboradores estão submetidos e as possíveis formas para minimizá-los.
Desenvolva uma análise de riscos: analisar de maneira contínua todos os riscos envolvidos nas atividades laborais é essencial para o estabelecimento de uma cultura de segurança.
Não deixe ocorrências sem a devida solução: postergar a resolução de problemas pode, em muitos casos, fazer com que uma ocorrência de pequena repercussão seja agravada. Por isso, é necessário que os problemas tenham a devida atenção assim que são identificados.
Avalie a qualidade do trabalho: os processos envolvidos na cultura de segurança no trabalho devem passar por constante avaliação. É a partir desse olhar avaliativo que medidas que não funcionam podem ser identificadas e modificadas conforme as necessidades da empresa. Além disso, é necessário estabelecer uma rotina de análises que auxilie no mapeamento dos principais pontos que carecem de atenção e aplicação de medidas mais eficientes.
Certifique-se sobre o cumprimento de normas: gestores e líderes devem conferir as atividades dos colaboradores com frequência. É preciso estar atento ao modo como normas internas e externas são colocadas em prática, para que a segurança se torne efetiva na rotina dos colaboradores.
Invista em inovação: o investimento em sistemas de gerenciamento mais sofisticados e modernos contribuem para o estabelecimento de uma cultura de segurança, uma vez que a tecnologia pode otimizar diversos procedimentos rotineiros.
Comments