top of page

A importância do Dia da Mulher em SST

Foto do escritor: Clínica AtenuarClínica Atenuar
Duas mulheres com EPI's caminham por uma indústria

Reconhecer o papel da mulher é importante em todos os setores, inclusive na área de Saúde e Segurança do Trabalho.


Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente em oito de março. Essa data representa a luta e as conquistas femininas, especialmente por igualdade de gênero e respeito. Na área da SST, essa data se torna ainda mais relevante, pois trata da necessidade de proteção dos direitos trabalhistas, da inclusão e da promoção de ambientes mais seguros e saudáveis para as mulheres no ambiente laboral.


Falar sobre o papel da mulher no mercado de trabalho é importante para o estabelecimento de um ambiente mais inclusivo e igualitário, além de ser uma oportunidade de discutir sobre a igualdade de oportunidades em inúmeros setores da economia.


Quais são os desafios das mulheres na SST?


Cada vez mais, evidenciam-se contribuições relevantes das mulheres em espaços profissionais. No entanto, essa participação feminina também significa mais exposição a riscos relacionados à saúde e à segurança do trabalho - riscos que nem sempre são facilmente reconhecidos.


Geralmente, as mulheres são mais vulneráveis às doenças ocupacionais e acabam tendo mais chances de sofrerem com lesões por esforço repetitivo (LER) e com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Esses problemas estão relacionados a uma série de fatores, como: questões ambientais, setores ocupacionais, questões psicossociais e questões fisiológicas. Além disso, em alguns casos, as mulheres ocupam posições de trabalho com menor remuneração, o que dá a elas menos acesso a planos de saúde e benefícios de segurança.


Mulher com EPI's em ambiente industrial

Como proporcionar um ambiente mais inclusivo com relação à Saúde e à Segurança do Trabalho das mulheres?


Para que um ambiente de trabalho seja mais seguro e igualitário para as mulheres, as empresas precisam focar na adoção de políticas inclusivas de SST, como:


  • criação de ambientes de trabalho mais seguros e justos que abranjam toda a equipe. As políticas da empresa devem considerar a igualdade de gênero e não apresentar um comportamento discriminatório;

  • incentivo da diversidade e inclusão das mulheres, por meio da implementação de programas de treinamento de SST nas empresas;

  • garantia de representatividade feminina nas reuniões, incentivando, por exemplo, a participação feminina na CIPA;

  • garantia de proteção às mulheres, que leve em conta necessidades específicas das colaboradoras, além do oferecimento de equipamentos adequados de proteção individual;

  • inclusão da participação feminina nas pautas sobre SST.


A inclusão das mulheres no mercado de trabalho é um passo importante para a igualdade de gênero. Entretanto, outros aspectos ainda precisam ser conquistados. É por isso que as celebrações do Dia Internacional da Mulher são oportunidades para refletir e discutir sobre as políticas de SST e como isso impacta as mulheres no mercado de trabalho.

Comments


bottom of page